Cirurgia Geral

Clínica de Gastroenterologia em SP


O Cirurgião Geral é o especialista treinado para o manejo cirúrgico das afecções mais diversas do organismo como um todo, resolvendo todas as questões de atendimento primário e secundário, com ênfase no trauma, urgência e emergência, além da captação de órgãos. A Cirurgia Geral trata de doenças como:

  • Hérnias (hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia epigástrica, hérnia hiatal, entre outras)
  • Obstrução intestinal
  • Colelitíase (conhecida como “pedra na vesícula”)
  • Diverticulite
  • Úlcera gástrica, etc.

A Cirurgia Laparoscópica

O que é?

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mini-invasiva que permite fazer procedimentos cirúrgicos na cavidade abdominal e pélvica.

Na atualidade a maioria dos procedimentos da cirurgia geral podem ser executados pela técnica laparoscópica. É uma técnica cirúrgica mais moderna e menos invasiva do que a cirurgia convencional, que realiza pequenas incisões (com cerca de cinco milímetros) e utiliza para esse fim um laparoscópio (uma câmara de alta resolução acoplada a um cabo de fibra ótica), que permite ao cirurgião visualizar no ecrã os diferentes órgãos.

A laparoscopia tem por definição: ser menos agressiva, condicionar menos dor, permitir recuperação pós-operatória mais rápida, implicar internamento mais curto e, assim o paciente estar apto para as atividades pessoais, familiares, sociais e profissionais mais precocemente.

Vantagens

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que apresenta claros benefícios quando comparada com a cirurgia aberta convencional, sendo eles:

⦁ menor trauma cirúrgico

⦁ menor risco de hemorragia intra operatória e de infeção

⦁ menos dor no pós-operatório


O tempo de internamento é significativamente mais curto (1 a 2 dias), mesmo em situações de cirurgias mais alargadas, podendo alguns procedimentos serem realizados em regime de ambulatório (com alta no próprio dia da intervenção).

Este tipo de cirurgia permite também uma recuperação pós-operatória mais rápida, e o regresso mais precoce às atividades habituais e ao trabalho.

Apresenta ainda um inquestionável benefício estético, pois na laparoscopia as cicatrizes são de muito reduzidas dimensões (5 a 10 mm).

Share by: